Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VII CIRCUITO DE TECNOLOGIAS ADAPTADAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR


              O circuito de tecnologias adaptadas faz parte do programa estadual de eventos agropecuários. Este ano, o evento se encontra em sua sétima edição e é realizado nas bases físicas da EMPARN em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A região de João de Câmara participa de duas etapas: a que ocorre no município de Pedro Avelino e a que ocorre no município de São Gonçalo do Amarante. A etapa de Pedro Avelino aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro de 2010. A região organizou caravanas de produtores para participarem do dia de campo do dia 24. 
Público alvo do circuito: agricultores familiares

             Compareceram agricultores familiares dos municípios de João Câmara e alunos do IFRN; Guamaré; Jandaira; Bento Fernandes; Pedra Grande e São Bento do Norte, totalizando 301 agricultores mais alunos. Nesta etapa, foram apresentadas as seguintes estações: Planejamento e Gestão na Agricultura Familar; Crédito do PRONAF: ferramenta para o desenvolvimento social; Sistema de Pordução da Palma Forrageira Adensada e Irrigada; Sistema de Produção das Oleaginosas: mamona, algodão e girassol; Culturas Alimentares na Agricultura Familiar: milho e feijão e Sistema de Produção de Caprinos Leiteiros para a agricultura familiar. Cada grupo de agricultores teve a aportunidade de participar de duas estações. As estações foram coordenadas por pesquisadores da EMPARN e extensionistas da EMATER-RN.
Estação de produção de oleaginosas
Estação de produção de caprinos leiteiros

Palma irrigada

Participantes do evento: Adriele, Elton e Washington.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

VISITA TÉCNICA A FORNECEDORES DO COMPRA DIRETA

             Objetivando orientar o acesso dos agricultores familiares do municiípio de São Gonçalo do Amarante ao programa de aquisição de alimentos - PAA, Compra Direta, executado pela EMATER-RN, a assessora regional de pecuária, Rose Cléia Praxedes de Aquino e a bolsista de nutrição, Letícia Azevedo, visitaram uma propriedade no referido muncípio, no dia 16 de setembro de 2010, para prestarem orientação técnica a respeito do que a legislação sanitária exige para a produção de alimentos seguros. Esta ação é necessária porque para fornecer ao programa produtos como bolos, doces, tapoicas, etc, os agricultores devem se enquadrar obedecendo critérios técnicos estabelcidos pela ANVISA. Assim, esses produtos são adquiridos e distribuídos com as escolas municipais, estaduais e associações beneficentes do município. O técnico local da EMATER, Toinho Pereira, foi que organizou a visita e acompanhou as assessoras.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

OFICINA SOBRE SANIDADE DE CAPRINOS E OVINOS


             A oficina sobre sanidade de caprinos e ovinos foi realizada no projeto de assentamento (P.A.) Boa Sorte, no município de João Câmara,  no dia 15 de setembro de 2010, pela médica veterinária, analista em extensão rural da EMATER, Rose Cléia, e o extensionista local, Saulo de Tasso. Participaram 25 produtores. Além de falar sobre manejo sanitário de forma geral, foi dado ênfase à utilização de fatores homeopáticos com vista a produção de caprinos e ovinos ecológicos.














                 Complementando a oficina sobre sanidade de caprinos e ovinos foi realizada pela veterinária prática de vacinação e vermifugação do rebanho da UTD ecológica. Houve a participação de todos os criadores e interessados na atividade.


OFICINA SOBRE MANEJO SANITÁRIO DE BOVINOS


              Realizada no dia 14 de setembro de 2010, a oficina sobre o manejo sanitário de bovinos, ministrada pela médica veterinária Drª Rose Cléia, veio atender a uma demanda crescente da comunidade de Tubibau localizada no município de Jandaíra RN. Aspectos importantes como vacinação, vermifugação, biossegurança e primeiros cuidados com os recém-nascidos foram abordados, além de esclarecimentos das dúvidas mais frequentes dos produtores. O apoio local do extensionista Gaspar Aécio foi fundamental para o sucesso da oficina.

OFICINAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS

              As oficinas aconteceram no IFRN do município de João Câmara. O público alvo foram os técnicos da EMATER-RN e técnicos de empresas que prestam assistência técnica e social na região. O evento foi realizado nos dias 02 e 03 de setembro de 2010. Participaram como instrutores os técnicos da EMATER estadual: Ubirajara Dantas e Solange, como também a Assessora Social Regional, Leila Mesquita. A oficina teve como objetivo principal a socialização e o nivelamento de conhecimentos sobre as políticas públicas que beneficiam as comunidades quilombolas as quais tem preferência nos programas e projetos desenvolvidos pelo governo federal como está previsto na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER.



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

JUSTIÇA NA PRAÇA

Equipe Regional: Leila, Rose, Elton, Daniele e Elimilson.

              Evento realizado no dia 27 de agosto de 2010, pelo fórum de João Câmara em parceria com  seis prefeituras da região que fazem parte da comarca. Além do estande da EMATER-RN, estavam presentes diversas secretarias estaduais e municipais tais como: SAPE, SEARA, INCRA, COSERN, CAERN, BANCO DO BRASIL, BNB, EXERCITO, SEMTHAS, SEJUC, ITEP, INSS. O Poder Judiciário do RN realizou 300 casamentos, emitiu certidões de divórcio, casamento, nascimento, dentre outros serviços. No estande da EMATER, os visitantes tiveram acesso à emissão de declaração de aptidão ao PRONAF - DAP, distribuição de mudas de cajueiro “anão precoce”, distribuição de cartilhas com orientações básicas sobre o cultivo da cultura do cajueiro, distribuição de folders e orientações técnicas diversificadas. No final do evento, contabilizamos 151 atendimentos.
Distribuição de mudas de cajueiro-anão
Participante com sua muda de caju e folder explicativo da cultura.
Movimentação no estande da EMATER.

SEMINÁRIO SOBRE O PROGRAMA COMPRA DIRETA EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Agricultores Familiares da Comunidade de Guanduba e seus produtos.

Produtos fornecidos ao programa Compra Direta.

                  Realizado no dia 20 de agosto, no município de São Gonçalo do Amarante, o seminário sobre o programa compra direta teve como objetivo sua divulgação para os agricultores familiares, secretaria municipal de educação, diretores de escolas, associações e entidades beneficentes sem fins lucrativos. A exposição das diretrizes do programa foi realizada por seu gerente estadual Lindolfo Medeiros. A  mobilização e organização dos participantes ficou por conta do técnico local da EMATER, Moacir Carvalho dos Santos. O evento contou com a participação de mais de 80 pessoas. O programa compra direta, executado pela EMATER RN, é uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA - criado pelo governo federal com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome MDS. No Rio Grande do Norte, já beneficiou mais de 5 mil agricultores desde sua implantação e atualmente 13 municípios estão sendo beneficiados com o programa  na região de João Câmara.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

IV FEIRA DE NEGÓCIO DA REGIÃO DO MATO GRANDE E LITORAL NORTE

Estande da EMATER RN
Neide Alcântara, Elton e Rose

Monitores das EIDCs João Câmara: Jéssica e Gleidson

EMATER: Leila, Saulo, Daniele, Elton, Rose e Gilmar

Artesanato de Bento Fernandes

Participantes da feira














             Evento realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico em parceria com a prefeitura municipal de João Câmara. Em sua quarta edição, o evento teve como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico da região através da exposição dos produtos e serviços oferecidos. A EMATER – Reg. João Câmara - esteve presente em todas as edições apresentando os programas e projetos executados pela instituição. Semelhante ao ano passado, o estande da EMATER contou com uma parte aberta, onde destinamos uma área para expor cartilhas e folders e outra para exposição do artesanato dos municípios de Bento Fernandes, João Câmara, Touros e Jardim de Angicos, além do espaço para exposição de produtos que são adquiridos pelo programa compra direta. Esses produtos foram comercializados durante a feira pelos próprios agricultores. O estande contou também com uma parte fechada e climatizada a qual denominamos de sala áudio-visual, onde no primeiro dia da feira foi oferecido um mini-curso de aproveitamento de alimentos ministrado pela assessora estadual, Neide Alcântara. No segundo dia, montamos uma sala de aula de informática com acesso à internet em que os visitantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as nossas escolas de inclusão digital e cidadania -EIDC - com orientações prestadas pelos próprios monitores das EIDCs. No terceiro e último dia, utilizamos o espaço para mostrar vídeos educativos nas mais diversas áreas desenvolvidos pela TV Rural da EMATER-RN. O grande atrativo do estande esse ano foi a exposição de animais pecuários confeccionados a partir de fibra de vidro em tamanho real os quais foram gentilmente cedidos pelo assessor de comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca SAPE, Ricardo Valério. O evento foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2010.

OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2011


             O Garantia Safra consiste num programa que cobre perdas nas lavouras devido adversidades climáticas (secas ou enchetes). Uma oficina sobre esse tema foi realizada no dia 10 de agosto de 2010, no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores de João Câmara. O evento foi pensado com objetivo de divulgar o programa Garantia Safra 2011, informar as mudanças ocorridas para os municípios que solicitaram adesão e montar uma agenda de atividades com os mesmos. A capacitação foi realizada pela assessora estadual do programa, Jadna, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca - SAPE, pela consultora estadual do MDA, Jeane, e pela consultora financeira do programa do MDA. Para participar do evento foram convidados os técnicos locais da EMATER da região de João Câmara, presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Secretários de Agricultura dos municípios aderidos. O programa funciona em nosso estado desde 2005 e este ano beneficiou cerca de 29 mil agricultores familiares em todo o estado. Na região de João Câmara, 10 municípios solicitaram adesão para a safra 2011, são eles: Touros, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Taipú, João Câmara, Jardim de Angicos, Pureza e Bento Fernandes. A previsão de beneficiamento é para cerca de 6.000 agricultores familiares apenas na nossa região.

CIDADANIA NO CAMPO EM TAIPÚ

Comunidade Cachoeira - Taipú RN

Corte de cabelo
Grupo de Capoeira TECADA
Equipe Regional: Sérgio, Leila, Rose e Elton
               O evento foi realizado no dia 24 de julho de 2010, na comunidade Cachoeira, município de Taipú RN. Mais uma vez, a parceria com a Prefeitura Municipal foi crucial para o sucesso do evento que teve o diferencial de ser realizado numa comunidade rural, diferente das demais edições  que acontecem no estado, as quais ocorrem geralmente nas sedes dos municípios, em virtude de oferecer melhor estrutura. Também merece destaque, a Secretaria de Ação Social de Taipú que deu todo apoio de infra-estrutura e de pessoal. Foram beneficiadas mais de 300 pessoas da comunidade rural, as quais receberam atendimento médico, odontológico, habitacional e social;  emissão de carteiras de trabalho, identidade e CPF; entretenimento infantil com distribuição de pipoca e algodão-doce; corte de cabelo e apresentação cultural do grupo TECADA. Durante o evento foram realizados 889 atendimentos nas diferentes áreas citadas anteriormente. Destacamos a colaboração do Sr. Prefeito Bastinho da CAMPEL, Glória Melo (secretária de ação social) e demais secretários do município, como também, a toda a equipe estadual e regional da EMATER, que fizeram com que o evento superasse as expectativas.

IMTERCÂMBIO DE COOPERATIVISMO


            O intercâmbio aconteceu entre agricultores familiares do município de São Gonçalo do Amarante para o município de Maxaranguape, no dia 06 de julho de 2010. Os agricultores visitaram a Associação Paz - um projeto de assentamento financiado pelo Secretaria Estadual de Reordenamento Fundiário. A visita teve como principal objetivo conhecer o exemplo de associativismo e cooperativismo adotado por aquela associação. Participaram do evento agricultores familiares da cumunidade de Guanduba, os quais estão formando uma cooperativa e buscando junto a EMATER-RN capacitação para obter êxito na condução das atividades agrícolas desenvolvidas pela comunidade. Além do intercâmbio, foram também realizadas 03 oficinas e ainda está programado um curso sobre cooperativismo em parceria com o IFRN de João Câmara. O técnico local da EMATER, Moacir Carvalho, foi quem organizou e promoveu esta importante ação de assistência técnica e extensão rural - ATER.

OFICINA DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO, MANIPULAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DA UNIDADE DIDÁTICA DE PROCESSAMENTO DE CARNE DE JOÃO CÂMARA

 

  











                Realizada nos dias 13 e 20 de julho de 2010, a oficina de boas práticas de fabricação, manipulação  e higienização de abatedouros faz parte de um processo de capacitação continuada dos manipuladores  de carne (magarefes) da unidade didática de processamento de carnes (abatedouro) de João Câmara. Essas unidades foram pensadas pela equipe da EMATER-RN que trabalha com agroindústrias visando melhorar as condições de abate de pequenos e grandes animais nos municípios do Rio  Grande do Norte e ainda atender à legislação imposta pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram construídas diversas unidades em todo o estado. Os invetimentos para construção e aparelhamento são dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e de Ciência e Tecnológia (MDA e MCT). A unidade do Município de João Câmara está em funcionando desde de 2007 a qual é mantida com recursos da Prefeitura Municipal e ainda pela Associação dos Marchantes (AMBAP). A EMATER presta apoio a unidade capacitando funcionários que estão envolvidos direta ou indiretamente nas atividades de abate. Essa oficina contou com a colaboração da técnica em agroindústria da EMATER, Aline Silva, da Assessora Regional de Pecuária, Drª Rose Cléia e ainda da Responsável Técnica do abatedouro, a médica veterinária, Dra. Ivana Andressa.  Na parte de limpeza/higienização de ambientes e instrumentos, receberam também orientações práticas de um representante de sanitizantes convidado pelas colaboradoras da EMATER, responsáveis pela oficina.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CIDADANIA NO CAMPO - SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

              O Cidadania no Campo consiste num evento que é realizado pela EMATER-RN em parceria com as Prefeituras Municipais e que tem como objetivo principal levar até os agricultores familiares atendimentos  diversificados em diferentes áreas, tais como: educação, saúde e assistência social. No município de São Miguel do Gostoso, o evento foi realizado no dia 12 de junho de 2010, atingindo um público de 400 agricultores familiares do município. Foram realizados atendimentos  na área médica e odontológica; emissão de carteiras de trabalho, identidade e CPF; corte de cabelo; palestras; mini-cursos de artesanato e reciclagem e ainda apresentações culturais. Além da prefeitura, são parceiros a SEJUC, ITEP e o IDEMA. Ao final do evento, foram contabilizados 1.272 atendimentos nas diversas áreas citadas.

CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DA CASTANHA DE CAJÚ

             O curso foi realizado no município de João Câmara, no período 08 a 10 de junho de 2010, nas instalações da Unidade Beneficamento de Castanha de Cajú. Participaram da capacitação 25 agricultores familiares dos municípios de João Câmara, Touros e Pureza. Os colaboradores estaduais Claudio Anders, gerente estadual da rede de comercialização e Aline Silva, técnica em agroindústria, ministraram os módulos. Durante o curso, os participantes receberam noções básicas sobre o funcionamento de uma agroindústria, manipulação da matéria-prima, rotulagem, embalagem e gestão. Também experimentaram trabalhar com o cozimento da castanha de cajú deixando de lado a prática de assar a castanha, fato esse, que além de poluir o meio ambiente pode causar sérios problemas de saúde.

CURSO DE PISCICULTURA

              Capacitação realizada no município de Ceará-Mirim no Projeto de Assentamento Rosário. O curso foi uma meta do "convênio de pesca" e foi realizado no período de 08 a 10 de junho de 2010. O treinamento teve como objeto capacitar agricultores em técnicas de criação de peixe em águas interiores. O assentamento faz parte de um projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS - desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a ARCO - Mato Grande, denominado Polo da Tilápia. Além do Assentamento Rosário, outros quatro assentmantos da região foram beneficiados: P.A. Aracati em Touros, P.A. Modelo I e II em João Câmara e Bebida Velha em Pureza. Cada unidade do polo beneficia pelo menos sete famílias de agricultores familiares. A capacitação foi direcionada para esse assentamento em decorrência dos mesmos estarem iniciando o cultivo de tilápia. Para a realização do evento foi convidado o Engenheiro de Pesca Davi Bezerra, da região do Assú, que possui larga experiência em cultivo de peixe em águas interiores o qual também realizou essa mesma capacitação em outras regiões administrativas da EMATER no estado.

ESTUDO ZOOSANITÁRIO DA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA TROPICAL


  
            A EMATER RN firmou parceria com a EMBRAPA para realização do projeto:  Estudo Zoosanitário da Caprinocultura e da Ovinocultura Tropical: Epidemiologia, Riscos e Impacto Econômico das enfermidades. O objetivo  deste estudo consiste em detectar as principais enfermidades que acometem caprinos e ovinos no estado e desta forma ter embasamento para criação de normas de controle sanitário destes rebanhos. Na região de João Câmara RN, as propriedades criadoras de caprinos/ovinos que participaram do projeto pertenciam aos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim. A equipe que participou do trabalho foi composta pela médica veterinária - assessora de pécuária da região - Rose Cléia e pelos colaboradores Moacir Carvalho (extensionista local de São Gonçalo do Amarante) e Juliana Justino (estudante de zootecnia da UFRN). As coletas de sangue e as entrevistas com os proprietários aconteceram durante o mês de julho/2010.



OFICINAS SOBRE DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS

Com. Riacho da Goiabeira - Ceará-Mirim
Com. Quilombola Acauã - Poço Branco
          Numa parceria firmada entre a EMATER e o INSS (João Câmara) foram realizadas oficinas sobre  Direitos Previdenciários em 04 (quatro) municípios: Ceará-Mirim (Comunidade Riacho da Goiabeira), Poço Branco (Comunidade Acauã), João Câmara (Comunidade  Serrote de São Bento) e Jardim de Angicos (Comunidade Serrinha de Cima). O evento contou com as colaboradoras Leila Daniele - Assessora Social da Emater - e Samara - INSS João Câmara. Os  técnicos locais  da EMATER: José Ramon, Saulo de Tasso e Damiana Valéria foram responsáveis pela mobilização e organização dos agricultores. As oficinas foram idealizadas com o objetivo de esclarecer as mulheres agricultoras familiares de comunidades carentes sobre seus direitos sociais.

CURSO SOBRE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA

P.A. Vila Assis - Touros RN

          Curso realizado no Projeto de Assentamento (P.A.) Vila Assis, município de Touros-RN, no período de 24 a 28 de maio de 2010. O evento foi realizado com recursos da Secretaria de Reordenamento Fundiário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Foram capacitados 30 agricultores familiares que contaram com a colaboração dos técnicos locais dos municípios de Touros e São Miguel do Gostoso, José Edimilton e Fábio José, respectivamente, e ainda com o assessor Regional de Crédito, Sérgio Augusto, o qual juntamente com Fábio José, ministraram os módulos. Além da equipe regional, o Assessor Estadual de Crédito, Ivanaldo Pessoa, esteve presente para avaliar e verificar a aplicação dos recursos destinados ao público beneficiário da Reforma Agrária. Um ponto que mereceu destaque foi o fato dos assentados terem recebido o título da terra pelo governo do estado do Rio Grande do Norte.